Abrindo a temporada oficial de competições da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), em 2023, a etapa Regional Sudeste 1 de goalball, realizada no ginásio Tropical, em Contagem, mostrou a força da Associação dos Deficientes Visuais de Belo Horizonte (Adevibel), que venceu nas categorias feminino e masculino.
Na decisão feminina, a Adevibel venceu o Instituto Vila Olímpica Social (Ivos), do Espírito Santo, por 15 a 11. Já a equipe masculina venceu o Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico (Cidep), de Poços de Caldas, por 18 a 14.
Invicta no Regional Sudeste 1 de 2023, a Adevibel conquistou a segunda taça no feminino e a quarta no masculino. O título garantiu a ambas as equipes a classificação para a Série B do Campeonato Brasileiro de Goalball.
Prestigiando as finais do torneio, o secretário de Esportes e Lazer, Ivayr Soalheiro, entregou a premiação ao artilheiro da categoria masculina. “Tive o prazer de entregar a medalha de artilheiro do torneio ao Adriano, que fez incríveis 74 gols. Pude confraternizar com todos os competidores. O ginásio Tropical é referência em acessibilidade e é um importante equipamento público de acesso ao esporte da nossa cidade. Contagem agradece por ser escolhida como sede, desejamos sucesso e um breve retorno às equipes”, finalizou Ivayr.
O torneio foi o primeiro dos cinco eventos regionais da modalidade previstos para este ano: os outros serão em Recife (PE), Porto Alegre (RS), São José dos Campos (SP) e Brasília (DF). Todos eles são classificatórios para a Série B do Campeonato Brasileiro, agendado para o segundo semestre de 2023.
Goalball
O goalball foi desenvolvido, exclusivamente, para pessoas com deficiência visual. A quadra tem as mesmas dimensões que a de vôlei (9m x 18m). As partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos cada, com três de intervalo. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. De cada lado da quadra há um gol com 9m de largura, por 1,30m de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias. O objetivo é balançar a rede adversária.
A bola tem um guizo (esfera de metal que faz barulho) em seu interior para que os jogadores saibam sua direção. O goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva e, por isso, não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo e nas paradas oficiais. A bola tem 76 cm de diâmetro e pesa 1,25 kg.